Física – 1ª série do Ensino Médio –
4° bimestre - 2019
UNIVERSO – SISTEMA SOLAR / UNIVERSO – EVOLUÇÃO, HIPÓTESES E
MODELOS
Espera-se que o aluno perceba que a
órbita não é uma circunferência perfeita.
Em
velocidade normal, o simulador leva, aproximadamente, 29 segundos para fazer
uma revolução completa, ou seja, 365 dias. Espera-se que os alunos relacionem
uma revolução completa com “um ano”.
Baseado
na Terceira Lei de Newton onde fala sobre a ação e reação, vemos que a atração
entre os corpos deve ser mútua para que haja equilíbrio entre eles, ou seja, o
Sol atrai o planeta e o planeta, em contrapartida, também atrai o Sol, com
mesma intensidade, mesma direção, porém com sentido contrário. Isaac Newton
utilizou como base as leis de Kepler e conseguiu descobrir que a força
gravitacional entre o Sol e um planeta possui intensidade diretamente
proporcional às massas do Sol e do planeta e inversamente proporcional ao
quadrado da distância entre eles, essa descoberta resultou na Lei da Gravitação
Universal.
O
estudo da força da gravidade e suas interações, é muito importante o estudo
sobre as leis de Kepler, o movimento planetário e as leis que se relacionam à
lei da gravitação de Newton.
É
a chamada Lua Nova, quando a face não iluminada da Lua está virada quase
diretamente para a Terra, de modo que não é visível a olho nu.
Obscurecimento
total ou parcial de um astro por outro. A palavra eclipse tem origem no grego ekleipsis,
que indicava o ato de sair ou não aparecer em algum lugar.
Eclipse
Solar é quando a Lua passa em frente ao Sol, ocultando-o de forma parcial (dura
por volta de 12 minutos) ou total (dura apenas 7 minutos) Eclipse Lunar é
quando a Lua se encontra na sombra do planeta Terra.
o
fenômeno das marés e agricultura, bem como partos / gestações e cortes de
cabelo. O importante é desvendar o que é cientificamente real e o que é mito.
O
motivo pela qual não podemos ver seu outro lado se dá pelo simples fato de que
a sua rotação é igual ao seu período orbital, ou seja, ao mesmo tempo em que a
Lua gira ao seu redor (rotação), é igual o tempo que ela demora para girar ao
redor da Terra (translação), então em sincronia (rotação e translação) nos
permite observar somente um lado.
Os
satélites podem ser projetados para monitorar a superfície do planeta (como
aqueles que fotografam o solo), serem utilizados como antenas de comunicação e
transmissão de informações (como aqueles usados na transmissão de TV, GPS e
outras aplicações), além de diversas outras utilizações civis e militares. Eles
são colocados em órbita por foguetes ou ônibus espaciais.
Ônibus
espacial e dos veículos espaciais relacionados a seguir, assinale aquele que
deve possuir formato aerodinâmico e asas para que possa ser controlado da
atmosfera terrestre.
A
razão os foguetes de lançamento precisam
ser aerodinâmicos, mas estações espaciais Não se explica, porque boa
parte das comunicações telefônicas atuais, assim como dos processos globais de
localização e de troca de informações (como GPS e internet) dependem de
satélites em órbita. Há ainda satélites para observação militar e de interesse
estratégico e político em geral.
Somente
os foguetes precisam vencer a extrema resistência do ar (que é denso na
atmosfera), antes de alcançarem regiões mais rarefeitas. Como as estações
espaciais já estão em uma região rarefeita, não é necessário adequação
aerodinâmica.
De
acordo com as Leis de Kepler um planeta move-se mais rapidamente quando está
mais próximo do Sol.
Na
linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou
a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo,
sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam ao seu redor em órbitas
circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos
da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau
Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou
a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o
centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em
torno dele. Por fim, o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-
1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou
que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais
planetas. Kepler apresentou uma teoria científica que, graças aos métodos
aplicados, pôde ser testada e generalizada.
Galileu
Galilei e Giordano Bruno assim como Copérnico, outros astrônomos e físicos
também viveram em uma época em que as pesquisas não eram bem-vindas, em
especial a teoria do heliocentrismo, sendo eles caçados pela Igreja Católica,
escondendo-se, negando suas teorias e até sendo queimados na inquisição.
Em
sua busca pela compreensão do mundo em que vive, o homem, desde a antiguidade, formulou
diferentes modelos para o Universo. Giordano Bruno defendia a teoria de
Aristóteles.
O
Modelo de Sistema Solar, a Teoria da Relatividade e a Teoria do Big Bang foram
formulados, respectivamente, por: Galileu Galilei, Albert Einstein e George
Gamow.
Mesmo
sendo elíptica, a trajetória da Terra ao redor do Sol é quase circular, assim
sendo, as distâncias do periélio e do afélio não sofrem variação suficiente
para alterar de forma perceptível o tamanho do Sol.
Os
conceitos de periélio e afélio, para analisar o conceito de excentricidade de
uma elipse. A distância entre a Terra e o Sol é 380 vezes maior que a distância
da Terra à Lua. Então, a olho nu não é perceptível a variação no tamanho do
Sol. Vale a pena comentar sobre a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação
ao plano de sua órbita.
A
linha imaginária (raio vetor) que liga o Sol ao planeta varre áreas iguais em
intervalos de tempos iguais. As áreas varridas pelos raios dos
planetas são proporcionais aos tempos gastos.
De
acordo com a lei de Kepler, o Sol ocupa um dos focos da elipse e os planetas descrevem
órbitas elípticas.
A
medida que a Terra se aproxima do Sol sua velocidade de translação aumenta e quando
se afasta a velocidade diminui. Não apenas a velocidade da Terra, mas
também de todos os planetas é maior quando estão mais próximos do Sol e, menor
quando estão mais distantes.
O
buraco negro é a matéria de uma estrela tão condensada que sua imensa gravidade
impede a luz de escapar, por isso não podemos vê-lo.
Conhece-se
as temperaturas das estrelas por meio de suas cores. As estrelas
azuladas são muito quentes, as avermelhadas são menos quentes, assim seguem uma
sequência: vermelha, amarela, branca, azulada.
Como
a estrela está muito encolhidinha, a matéria fica muito concentrada. Se um
elefante fosse encolhido de forma equivalente, ele seria invisível a olho nu,
mas continuaria tendo as suas toneladas de massa. Imagine uma bolinha de gude
com a massa igual à do Sol.
A
busca de vida fora da Terra está vinculada ao conceito de habitabilidade, que
define as condições mínimas que um planeta deve ter para poder desenvolver vida
como a conhecemos.
Essas
condições são:
•
que tenha temperatura entre 0ºC e 100ºC, de forma a possibilitar a existência
de água líquida. A água líquida é necessária para permitir o movimento das
partículas e a eventual formação de moléculas orgânicas complexas;
•
que tenha fontes de energia (luz estelar, calor interno ou energia química)
para manter o metabolismo;
•
que seja estável e tenha durabilidade de bilhões de anos, para dar tempo de a
vida se desenvolver. Os planetas que têm essas condições, em geral, são
planetas telúricos que estejam na zona de habitabilidade de sua estrela, ou
seja, a uma distância tal da estrela que a temperatura seja adequada para a
existência da água líquida. No sistema solar, apenas a Terra está na zona de
habitabilidade do Sol. Vênus já fica muito quente, e Marte já fica muito frio.
O
fato de astrônomos não poderem realizar experimentos controlados teve grande
impacto nessa disciplina. Significa que astrônomos estão limitados a basear
seus modelos nas observações que a natureza e suas observações permitem-nos
fazer. Também significa que astrônomos precisam ser criativos para planejar
novas observações e criar novas técnicas de observação (ex: telescópios de
rádio).
Os
fenômenos que astrônomos estudam no universo são governados pelas mesmas leis
fundamentais da física que governam o comportamento de tudo na Terra. Então,
descobertas em astronomia têm potencial de avançar nosso conhecimento sobre
partículas fundamentais, forças e leis que são cruciais para entender o mundo
físico ao nosso redor — e como usar esse conhecimento para criar novas
tecnologias.
Vídeo “Como o Universo
surgiu? Big Bang”
https://www.youtube.com/watch?v=DT4OMw_ua-g
Acesso em 12 junho 2019, responda as questoes
sobre algumas hipoteses e
modelos de criacao e expansao do espaco:
Avalie
o grau de confiança dos astrônomos em relação ao fato de a Teoria do Big Bang estar
correta, dado que ela descreve eventos que aconteceram há aproximadamente 13,82
bilhões de anos.
Aos 01 min e 10 s do vídeo é possível encontrar essa resposta.
Enquanto os cientistas não podem jamais provar conclusivamente que
qualquer modelo científico retrata com precisão a forma que o universo de fato
opera, a teoria do big bang faz diversas previsões específicas que cientistas
puderam observar, dando confiança de que é um bom modelo científico. Essas
predições incluem as seguintes:
– As quantidades relativas de hidrogênio e hélio no universo são 75%
e 25%, respectivamente, da massa visível total.
– O universo, hoje, está repleto de um brilho fraco de radiação
eletromagnética que possui uma temperatura de 2,7 K.
– Todas as galáxias estão se distanciando da Terra à medida que o
universo expande.
O que chamamos por Singularidade e como ela foi criada?
A marcação do tempo no vídeo onde o aluno poderá formular sua
resposta é 00 min e 34 s
A Teoria do Big Bang é predominantemente aceita na comunidade
científica graças a dois estudos de observações astronômicas. Quais são esses
estudos e descreva um deles.
A marcação do tempo no vídeo onde o aluno poderá formular sua
resposta é 03 min e 29 s
Comente sobre a teoria do padre belga Georges Lemaître.
A marcação do tempo no vídeo onde o aluno poderá formular sua
resposta é 04 min e 44 s
Em 1978, os físicos Robert Woodrow Wilson e Arno Allan Penzias
receberam o Prêmio Nobel de Física por uma descoberta que influencia e constata
a Teoria do Big Bang. Explique o que eles descobriram e qual a sua importância
para a Física Moderna.
A marcação do tempo no vídeo onde o aluno poderá formular sua
resposta é 06 min e 25 s
De acordo com o que foi relatado no vídeo, a teoria do Big Bang é
perfeita? Comente.
A marcação do tempo no vídeo onde o aluno poderá formular sua
resposta é 10 min e 20 s