sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Física – 1ª série do Ensino Médio – 4° bimestre - 2019 - Texto 2


Física – 1ª série do Ensino Médio – 4° bimestre - 2019
UNIVERSO – SISTEMA SOLAR / UNIVERSO – EVOLUÇÃO, HIPÓTESES E
MODELOS
Espera-se que o aluno perceba que a órbita não é uma circunferência perfeita.
Em velocidade normal, o simulador leva, aproximadamente, 29 segundos para fazer uma revolução completa, ou seja, 365 dias. Espera-se que os alunos relacionem uma revolução completa com “um ano”.

Baseado na Terceira Lei de Newton onde fala sobre a ação e reação, vemos que a atração entre os corpos deve ser mútua para que haja equilíbrio entre eles, ou seja, o Sol atrai o planeta e o planeta, em contrapartida, também atrai o Sol, com mesma intensidade, mesma direção, porém com sentido contrário. Isaac Newton utilizou como base as leis de Kepler e conseguiu descobrir que a força gravitacional entre o Sol e um planeta possui intensidade diretamente proporcional às massas do Sol e do planeta e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles, essa descoberta resultou na Lei da Gravitação Universal.

O estudo da força da gravidade e suas interações, é muito importante o estudo sobre as leis de Kepler, o movimento planetário e as leis que se relacionam à lei da gravitação de Newton.

É a chamada Lua Nova, quando a face não iluminada da Lua está virada quase diretamente para a Terra, de modo que não é visível a olho nu.

Obscurecimento total ou parcial de um astro por outro. A palavra eclipse tem origem no grego ekleipsis, que indicava o ato de sair ou não aparecer em algum lugar.

Eclipse Solar é quando a Lua passa em frente ao Sol, ocultando-o de forma parcial (dura por volta de 12 minutos) ou total (dura apenas 7 minutos) Eclipse Lunar é quando a Lua se encontra na sombra do planeta Terra.

o fenômeno das marés e agricultura, bem como partos / gestações e cortes de cabelo. O importante é desvendar o que é cientificamente real e o que é mito.

O motivo pela qual não podemos ver seu outro lado se dá pelo simples fato de que a sua rotação é igual ao seu período orbital, ou seja, ao mesmo tempo em que a Lua gira ao seu redor (rotação), é igual o tempo que ela demora para girar ao redor da Terra (translação), então em sincronia (rotação e translação) nos permite observar somente um lado.

Os satélites podem ser projetados para monitorar a superfície do planeta (como aqueles que fotografam o solo), serem utilizados como antenas de comunicação e transmissão de informações (como aqueles usados na transmissão de TV, GPS e outras aplicações), além de diversas outras utilizações civis e militares. Eles são colocados em órbita por foguetes ou ônibus espaciais.

Ônibus espacial e dos veículos espaciais relacionados a seguir, assinale aquele que deve possuir formato aerodinâmico e asas para que possa ser controlado da atmosfera terrestre.

A razão os  foguetes de lançamento precisam ser aerodinâmicos, mas estações espaciais Não se explica, porque boa parte das comunicações telefônicas atuais, assim como dos processos globais de localização e de troca de informações (como GPS e internet) dependem de satélites em órbita. Há ainda satélites para observação militar e de interesse estratégico e político em geral.

Somente os foguetes precisam vencer a extrema resistência do ar (que é denso na atmosfera), antes de alcançarem regiões mais rarefeitas. Como as estações espaciais já estão em uma região rarefeita, não é necessário adequação aerodinâmica.

De acordo com as Leis de Kepler um planeta move-se mais rapidamente quando está mais próximo do Sol.

Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam ao seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571- 1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas. Kepler apresentou uma teoria científica que, graças aos métodos aplicados, pôde ser testada e generalizada.

Galileu Galilei e Giordano Bruno assim como Copérnico, outros astrônomos e físicos também viveram em uma época em que as pesquisas não eram bem-vindas, em especial a teoria do heliocentrismo, sendo eles caçados pela Igreja Católica, escondendo-se, negando suas teorias e até sendo queimados na inquisição.

Em sua busca pela compreensão do mundo em que vive, o homem, desde a antiguidade, formulou diferentes modelos para o Universo. Giordano Bruno defendia a teoria de Aristóteles.

O Modelo de Sistema Solar, a Teoria da Relatividade e a Teoria do Big Bang foram formulados, respectivamente, por: Galileu Galilei, Albert Einstein e George Gamow.

Mesmo sendo elíptica, a trajetória da Terra ao redor do Sol é quase circular, assim sendo, as distâncias do periélio e do afélio não sofrem variação suficiente para alterar de forma perceptível o tamanho do Sol.

Os conceitos de periélio e afélio, para analisar o conceito de excentricidade de uma elipse. A distância entre a Terra e o Sol é 380 vezes maior que a distância da Terra à Lua. Então, a olho nu não é perceptível a variação no tamanho do Sol. Vale a pena comentar sobre a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita.

A linha imaginária (raio vetor) que liga o Sol ao planeta varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais. As áreas varridas pelos raios dos planetas são proporcionais aos tempos gastos.

De acordo com a lei de Kepler, o Sol ocupa um dos focos da elipse e os planetas descrevem órbitas elípticas.

A medida que a Terra se aproxima do Sol sua velocidade de translação aumenta e quando se afasta a velocidade diminui. Não apenas a velocidade da Terra, mas também de todos os planetas é maior quando estão mais próximos do Sol e, menor quando estão mais distantes.

O buraco negro é a matéria de uma estrela tão condensada que sua imensa gravidade impede a luz de escapar, por isso não podemos vê-lo.

Conhece-se as temperaturas das estrelas por meio de suas cores. As estrelas azuladas são muito quentes, as avermelhadas são menos quentes, assim seguem uma sequência: vermelha, amarela, branca, azulada.

Como a estrela está muito encolhidinha, a matéria fica muito concentrada. Se um elefante fosse encolhido de forma equivalente, ele seria invisível a olho nu, mas continuaria tendo as suas toneladas de massa. Imagine uma bolinha de gude com a massa igual à do Sol.

A busca de vida fora da Terra está vinculada ao conceito de habitabilidade, que define as condições mínimas que um planeta deve ter para poder desenvolver vida como a conhecemos.
Essas condições são:
• que tenha temperatura entre 0ºC e 100ºC, de forma a possibilitar a existência de água líquida. A água líquida é necessária para permitir o movimento das partículas e a eventual formação de moléculas orgânicas complexas;
• que tenha fontes de energia (luz estelar, calor interno ou energia química) para manter o metabolismo;
• que seja estável e tenha durabilidade de bilhões de anos, para dar tempo de a vida se desenvolver. Os planetas que têm essas condições, em geral, são planetas telúricos que estejam na zona de habitabilidade de sua estrela, ou seja, a uma distância tal da estrela que a temperatura seja adequada para a existência da água líquida. No sistema solar, apenas a Terra está na zona de habitabilidade do Sol. Vênus já fica muito quente, e Marte já fica muito frio.

O fato de astrônomos não poderem realizar experimentos controlados teve grande impacto nessa disciplina. Significa que astrônomos estão limitados a basear seus modelos nas observações que a natureza e suas observações permitem-nos fazer. Também significa que astrônomos precisam ser criativos para planejar novas observações e criar novas técnicas de observação (ex: telescópios de rádio).

Os fenômenos que astrônomos estudam no universo são governados pelas mesmas leis fundamentais da física que governam o comportamento de tudo na Terra. Então, descobertas em astronomia têm potencial de avançar nosso conhecimento sobre partículas fundamentais, forças e leis que são cruciais para entender o mundo físico ao nosso redor — e como usar esse conhecimento para criar novas tecnologias.




Vídeo Como o Universo surgiu? Big Bang

https://www.youtube.com/watch?v=DT4OMw_ua-g

Acesso em 12 junho 2019, responda as questoes
sobre algumas hipoteses e modelos de criacao e expansao do espaco:

Avalie o grau de confiança dos astrônomos em relação ao fato de a Teoria do Big Bang estar correta, dado que ela descreve eventos que aconteceram há aproximadamente 13,82 bilhões de anos.
Aos 01 min e 10 s do vídeo é possível encontrar essa resposta.
Enquanto os cientistas não podem jamais provar conclusivamente que qualquer modelo científico retrata com precisão a forma que o universo de fato opera, a teoria do big bang faz diversas previsões específicas que cientistas puderam observar, dando confiança de que é um bom modelo científico. Essas predições incluem as seguintes:
– As quantidades relativas de hidrogênio e hélio no universo são 75% e 25%, respectivamente, da massa visível total.
– O universo, hoje, está repleto de um brilho fraco de radiação eletromagnética que possui uma temperatura de 2,7 K.
– Todas as galáxias estão se distanciando da Terra à medida que o universo expande.

O que chamamos por Singularidade e como ela foi criada?
A marcação do tempo no vídeo onde o aluno poderá formular sua resposta é 00 min e 34 s

A Teoria do Big Bang é predominantemente aceita na comunidade científica graças a dois estudos de observações astronômicas. Quais são esses estudos e descreva um deles.
A marcação do tempo no vídeo onde o aluno poderá formular sua resposta é 03 min e 29 s

 Comente sobre a teoria do padre belga Georges Lemaître.
A marcação do tempo no vídeo onde o aluno poderá formular sua resposta é 04 min e 44 s

Em 1978, os físicos Robert Woodrow Wilson e Arno Allan Penzias receberam o Prêmio Nobel de Física por uma descoberta que influencia e constata a Teoria do Big Bang. Explique o que eles descobriram e qual a sua importância para a Física Moderna.
A marcação do tempo no vídeo onde o aluno poderá formular sua resposta é 06 min e 25 s

De acordo com o que foi relatado no vídeo, a teoria do Big Bang é perfeita? Comente.
A marcação do tempo no vídeo onde o aluno poderá formular sua resposta é 10 min e 20 s